domingo, 8 de novembro de 2009

Mitos e Lendas - Fénix


"Era do talhe de uma águia, mas os seus olhos eram tão suaves e ternos quanto os da águia são altivos e ameaçadores. O seu bico era cor-de-rosa e parecia ter algo da linda boca de Formosante. O seu pescoço reunia todas as cores do arco-íris, porém mais vivas e brilhantes. Em nuances infinitas, brilhava-lhe o ouro na plumagem. As suas patas pareciam uma mescla de prata e púrpura; e a cauda dos belos pássaros que atrelaram depois ao carro de Juno não tinham comparação com a sua."

Assim descreveu Voltaire a Fénix na sua obra "A Príncesa da Babilónia". Mágica!

Gregos, egípcios, indianos e chineses. Todos contam a lenda da ave de fogo.
Estruturalmente parecida com uma águia e senhora de uma plumagem tão brilhante quanto o Sol, a Fénix representa a força e a sabedoria. Seria capaz de carregar com as patas um peso centenas de vezes superior ao seu e de se transformar em fogo, voando como chama que o vento atiça e o tempo não consome.

A Fénix conseguia sentir a morte aproximar-se e começava a construir o seu último ninho, no cimo de uma palmeira. Então, dona do seu destino, entrava em auto-combustão e ardia até só de si restarem cinzas. Mas eis que do nada nasce a vida, e do seu leito de morte renasce a Fénix. Qual deusa do fogo, a ave mágica, volta ao mundo dos vivos, através das suas próprias cinzas.

Lição da Fénix - Tudo o que não nos mata faz-nos mais fortes!

Jack Pot


Curiosidades:
a) - Dizia-se das suas cinzas que eram capazes de ressuscitar os mortos;
b) - O nome Fénix ("phoenix") pode ter nascido de "phoinix" (palmeira em grego), devido ao historiador grego Heródoto;
c) - Metaforicamente, diz-se de alguém que recupera de um mau momento que é uma Fénix;
d) - Para animal de estimação aconselham-se antes os canários, já que nem largam tantas penas, nem queimam as cortinas. ;)

1 comentário:

  1. A história da fénix faz-me sempre lembrar que o que ela faz quando a morte se aproxima é exactamente o que todos nós fazemos, ou tentamos fazer quando temos um desaire: renascer das cinzas.

    E aqui evoco exactamente o que disseste, Jack Pot: "Tudo o que não nos mata, faz-nos mais fortes!". Realmente é assim... Basta estar-mos dispostos a aprender e enfrentar os problemas que decerto iremos superá-los. Quer sejamos conscientes disso ou não, aprendemos sempre algo. Nem que seja que a fénix não é lá muito bom animal de estimação! ;-)

    Bela Adormecida

    ResponderEliminar

Cartas de escárnio e mal-dizer