domingo, 15 de novembro de 2009

Cantinho das Artes - Música Popular Portuguesa

Por vezes, mesmo estando ele sentado durante a maioria das canções, é bom dar algum descanso ao Ray Charles. Os Beatles tinham garra, mas o vinil desgasta. E até mesmo os Kaiser Chiefs ou os Arctic Monkeys, que são mais novos, acabam a precisar de um copo de água (ou de Whisky, ou de limonada, ou de leite...)ao fim de algumas horas de esforço musical.
Por tudo isto, volta e meia vou dar com o Fado ou com música (ainda mais) popular portuguesa.
A seguinte é açoriana, e não acredito que nunca a tenham ouvido. Se for a primeira vez, não será com certeza de arrepender:

"Ponha Aqui o Seu Pézinho

1. Eu nasci à sexta-feira,
com barba e cabeleira,
mais parecia um Anti-Cristo,
que até o Senhor Padre Cura,
que é homem de sabedura,
nunca tal houvera visto.

2. Eu fui de Lisboa a Cintra,
a casa da tia Jacinta,
pr'a me fazer uns calções.
Mas a pobre criatura,
esqueceu-se da abertura,
para as minhas precisões.

3. Eu fui à Praia da Rocha,
fato de banho, galocha,
ver se o mar estava manso
e vi lá uma garota,
toda embrulhada de roupa,
a dormir o seu descanso.

4. E eu fui a Vila Franca,
montado numa tranca,
ao funeral de uma galinha
que tinha dentro do papo
seta cães e um macaco
e um soldado da marinha

5. Toda a moça que é bonita,
se ela chora se ela grita,
nunca houvera de nascer.
É como a maçã madura,
na quinta do Padre Cura:
todos a querem comer.

(refrão)
Ponha aqui o seu pézinho,
devagar, devagarinho,
se vai à Robeira Grande.
Eu tenho uma carta escrita,
para ti, cara bonita;
não tenho por quem a mande"

Ouçam-no!

Jack Pot

P.S. - Por falar em Ray Charles, alguém conhece a música "Hit the Road Jack"? Adivinhem lá quem é o Jack....pois! xD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cartas de escárnio e mal-dizer